quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

Chinesices

Estou a desenvolver uma irritação especial pelos chineses. São de facto um povo com uma cultura milenar e com características muito interessantes, mas ao mesmo tempo mostram ser um gigante imperialista, prepotente e abusador dos direitos do Homem. Não me esqueço do que aconteceu no Tibete! Por outro lado, e face à invasão dos produtos chineses no nosso mercado português, há a noção de que eles fazem tão bem e mais barato… é uma ideia profundamente errada e acarreta consequências enormes: os chineses têm por hábito o roubo de ideias e patentes aos investigadores internacionais (sabemos que há muitos investigadores e inventores que vendem as suas ideias ou acabam por ir trabalhar para empresas e governos de outros países que não o seu de origem, mas o que se passa na China não é nada disso, é roubo mesmo!); os chineses ignoram por completo as regras de higiene e segurança no local de trabalho, forçam crianças a trabalhar nas piores situações e ambientes, e escravizam os trabalhadores forçando-os a trabalhar durante muito mais do que as 8 horas diárias; elaboram e constroem os seus produtos, muitos deles literalmente copiados como já referi, usando materiais de baixa qualidade (mas com grande engenho, sem dúvida); mostram um total desrespeito pela espiritualidade e sentimento religioso das “N” sub-culturas que os caracterizam como povo; quando no estrangeiro, os chineses mantêm-se afastados da população geral mais por sua vontade do que por “imposição natural”; os restaurantes e as lojas chinesas costumam ser antros de máfias bem organizadas e muitas vezes não vendem o que anunciam… em suma, os chineses são um povo estranho, de hábitos e costumes invulgares extremamente enraizadas. Não estou aqui a tentar passar a mensagem de que serão piores do que outros, não o são!, mas numa época em que os americanos são tão criticados por serem imperialistas, arrogantes e obtusos, não nos podemos esquecer que há outros. Além disso a comida deles enche durante meia hora e depois ficamos outra vez com fome, mas então com bónus: cólicas ou diarreia! …eles andem’naí!

1 comentário:

gata das botas disse...

Concordo inteiramente, mas deixa-me fazer uma correcção: 8 horas de trabalho diário?????? Se forem 12 é uma sorte! E as crianças começam a trabalhar no fundo quintal aos 4 anos e trabalham tanto como os adultos! E depois admiram-se dos preços serem baixos, pudera, com mão-de-obra escrava!
Mas sabes o que me revolta? É que toda a gente diz mal, é um escândalo a quantidade de lojas da China que por aí abundam, mas depois vai lá tudo comprar os presentes de Natal!
Em évora abriu uma recentemente, num local super privilegiado (essa é outra, onde vão eles buscar o guito para pagar rendas abismais???) e duas senhoras na fila para pagar (sim, eu fui lá dentro espreitar, confesso, mas porque me deu uma dor na alma ver aquela loja destruída...) comentavam, meio indignadas meio estupefactas, o facto de os "chinesinhos" (palavras delas) já falarem a nossa língua e nós não percebermos peva do que eles dizem e também o facto de estarem a abrir lojas destas em todo o lado, e que qualquer dia não havia lojas portuguesas! Pois, mas a pseudo-madames-protectoras-do-comércio-tradicional-português levavam os braços cheios de casacos, atoalhados, brinquedos e carregadores de telemóveis! Palavras para quê?