domingo, 14 de dezembro de 2014

Seinfeld, prémios e brutal honestidade

Nunca tive ídolos mas sou um profundo e convicto admirador de algumas pessoas interessantes que por aí andam ou já andaram há algum tempo.

Para mim, Jerry Seinfeld é um tipo que personifica a sofisticação que a simplicidade pode trazer, é como o peso do silêncio no meio das músicas, é a importância da observação consciente de uma sociedade cheia de podres mas que, assim como a caracterizam pela negativa, também a podem forçar a melhorar pela brutalidade que é apercebermo-nos das coisas como elas são, de facto e sem rodeios, inclusivamente até com algum humor à mistura, o que em si já é absolutamente delicioso.

Ser consciencioso é importante, fundamentar as opiniões é extremamente relevante, ser auto-crítico é determinante, mas temperar tudo isto com humor, é outro nível e há tipos assim, que minam o sistema por dentro. Este é um dos bons exemplos de alguém que aprendeu as regras do jogo e faz do jogo e das suas personagens o que quer, com frontalidade e honestidade em todos os momentos ("first learn the rules than break them like a pro"). É um tipo que conquistou a liberdade interessante que o dinheiro e o estatuto podem 'comprar' neste mundo bizarro em que parece que as coisas só fluem num sentido.

É deveras refrescante e até reconfortante perceber que há quem não inche demasiado com o dinheiro, o poder e a fama e se mantenha fiel a si próprio, sobretudo e apesar de continuar a fazer parte do jogo!

Este tipo é simplesmente genial!!


Sem comentários: