quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Liberdade, religião e estados de alma

Fico mesmo triste com estas merdas...

O que se passou hoje em Paris não pode de forma alguma fazer-nos ter medo de ter uma opinião e de a manifestar criticamente e até com sentido de humor. Uma opinião fundamentada, perfeitamente séria ou regada com humor, seja negro ou colorido, não pode jamais ser alvo de uma qualquer manifestação consequente e até oposta que não seja igualmente fundamentada e sobretudo ponderada e pacífica, mesmo que qualquer uma delas despolete instabilidade emocional, fira susceptibilidades e até incendeie consciências.

Somos seres humanos, pensantes, conscientes, sensíveis... Aqueles dois tipos que hoje em Paris se manifestaram de forma bárbara e completamente desajustada e descontextualizada, independentemente da sua filiação política e religiosa, não falam em nome de uma Religião ou Estado, manifestaram apenas a vontade de um grupo de gente que não sabe o que é ser-se humano, são animais!

Como ateu, normalmente e por princípio incomodam-me as religiões e tudo o que as rodeia; pelos seus fundamentos enganadores, manipulação política e controlo social - não tanto pela parte mais interessante que puxa pelo melhor de nós a nível individual, mas ainda assim acredito não ser necessário haver instituições que se arroguem o direito de controlar grupos de pessoas com nutrido sentido espiritual - e mais ainda me incomodam os seus seguidores fundamentalistas e cegos! A minha postura é a da cultura, da informação e da moderação e condeno firmemente este tipo de actuação, mas receio ainda mais pelo que se seguirá. Não as réplicas dos mesmos, que continuam a monte, ou dos seus companheiros de armas, mas pela postura e actos desencadeados através da mais que comum firme reposta que países ditos desenvolvidos e livres costumam levar a cabo nestes momentos. Haja reflexão e contenção antes de agir, mesmo depois de um tão violento e bizarro ataque à Liberdade (de expressão e de imprensa).

Como civilização, ainda temos muito que crescer...

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo plenamente, só acho que não se devem insultar os animais...