sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Doors, rock e bandas de referência

Quando me perguntam qual é a minha banda preferida de todos os tempos, a minha resposta vai invariavelmente cair em algo deste género: "epá, não posso só escolher uma... talvez os Queen, os Beatles e os Pink Floyd (com Roger Waters!!) como Top3 ou em primeiro lugar ex aequo"

Depois contrapõem com Led Zeppelin, AC-DC, Deep Purple, Jethro Tull ou mesmo os Rolling Stones... até que que se lembram de me dizer: "e os Doors, pá!? Tu até tocaste numa banda de tributo a Doors!?"

Então aqui fica a minha opinião sobre este assunto...

Eu adoro The Doors, mas não foram tão influentes nem eram uma banda tão completa e eclética como Queen, Beatles ou Pink Floyd - noutra área menos abrangente do Rock. Até Jethro Tull, Barkley's James Harvest, Yes ou Chicago batem os Doors neste capítulo, embora os Doors sejam uns monstros e das minhas bandas preferidas.

The Doors tinham um mínimo denominador comum entre eles que assentava em algo profundamente humano e básico: melodias simples e envolventes, arranjos interessantes e originais com referências fora do comum no Rock dos anos '60 - Brecht, Wagner, flamenco, jazz..., letras desconcertantes e uma poesia lindíssima e arrebatadora, a teatralidade da banda em palco e a irreverência de Morrison, que tem sido sempre tão mal (re)tratado no cinema e vale a pena ler algumas das biografias que por aí andam para conhecer o homem para além da banda. Eram uma banda de luxo e posso dizer que assistir a um concerto deles (já sem o Morrison e o Densmore, em 2003), conhecer o Robbie Krieger e o Ray Manzarek pessoalmente e estar à conversa com eles durante mais de 30m e ter feito parte de uma banda de tributo em que tive a oportunidade de ser baterista, o que me deu uma posição privilegiada para curtir quase tanto como o público nesses concertos que demos entre 2000 e 2003, como quanto músico em palco, só posso dizer que é algo de soberbo, tocar o 'The End', o 'When The Music's Over' ou o 'Light My Fire' com mais de 6m de solos de hammond e guitarra eléctrica ao vivo. Belos Tempos!!

Outra banda que é uma grande, grande referência para mim são os Clã, mas isso já é conversa para outro post...

Sem comentários: